MOYO DESIGN
BLOG
BLOG
Como se tornar num designer de interiores de sucesso?Sonha em transformar o seu passatempo de design de interiores em uma carreira de sucesso? Tem olho para a decoração de interiores e para as tendências de design? É estudante e gostava de decorar interiores? Se a resposta for sim, então vai querer ler isto. 1) O que faz um designer de interiores? Um dia típico na vida de um designer de interiores é muito dinâmico e variado. O espaço que cria para o seu cliente é o resultado de meses de planeamento, ideias criativas e trabalho duro com longas reuniões , de cafés com os clientes para encontrar equipamentos e acessórios. Estas são algumas das principais responsabilidades de um designer de interiores:
É claro que isto não é tudo. Um designer de interiores deve ser flexível, rápido e atento a mudanças e tendências de design, de mobiliário e decoração para reagir a qualquer número de problemas que possam surgir ao longo do projeto. E que outras qualidades devem ter um designer de interiores? Aqui destacam-se 5 traços que um designer de interiores deve ter:
2) Que qualificações deve ter um designer de interiores ? Existem várias coisas que inspiram designers de interiores a entrar na indústria. Como regra geral, os designers de interiores devem ter as qualificações que demonstrem um nível extremamente elevado de capacidade de design e talento artístico. As formas mais comuns de provar essas habilidades são através do:
Aproveite o tempo livre para elaborar um plano de ação de carreira para saber que tipo de designer quer ser e como pode alcançar os seus objetivos. . 3) Quanto posso ganhar? O salário de um designer de interiores depende do nível de experiência. Os mais novos e que acabaram de se formar começam por ganhar menos que os designers mais experientes e com mais anos de carreira, podem ganhar muito mais, isso também depende das empresas para qual se trabalha. 4) Como posso continuar minha carreira como designer de interiores? É sempre bom apreender mais, então procure novas formas para adquirir novos conhecimentos na área. Considere uma adesão a uma instituição profissional, continue a sua formação com outros profissionais da indústria ao se inscrever em cursos de formação. Instituto Britânico de Design de Interiores - BIID é associação altamente conceituada no Reino Unido. Se está a pensar em ser um designer de interiores vale a pena olhar para esta associação que oferece 6 anos de educação e experiência de trabalho. Chartered Society of Designers - Quer seja um estudante que procure apenas melhorar as suas oportunidades em uma fase inicial, ou um designer totalmente desenvolvido, uma adesão á CSD é acessível a todos na indústria. Os níveis de participação variam de acordo com o nível de experiência - mas todos oferecem acesso a uma rede de indivíduos com a mesma opinião. Continua a aprender - o design de interiores é uma área em constante evolução e é crucial que os designers se mantenham atualizados. Assistir a conferências, matricular-se em aulas e networking com outros profissionais são excelentes maneiras de se manter a par das últimas novidades da área. Perguntas e Respostas
O melhor conselho, muitas vezes, vem de quem sabe e com isso em mente decidimos fazer um pequeno questionário às designers da MOYO, Cláudia Ferreira e Joana Rodrigues, no qual partilharam um pouco das suas experiências enquanto designers: 1º Como surgiu o seu interesse pelo design de interiores? Joana Rodrigues – “Desde pequena que tenho paixão pelas artes, desde a moda à decoração de interiores. Tinha um gosto enorme por pegar em pequenos pedaços de tecidos e criar roupa para as minhas bonecas. Então quando entrei para a faculdade escolhi o curso de design de interiores por causa da minha paixão pela área.” Cláudia Ferreira - "O meu gosto pessoal pelo design de interiores não foi imediato… foi crescendo devido a uma experiência de trabalho numa empresa de decoração. Tive sempre desde a infância “queda” para as artes, e uma preferência e gosto em todas as áreas criativas a nível do desenho, e desde muito nova sempre optei a nível de escolhas escolares pela Área das Artes, tendo ingressado no 10º ano de escolaridade no Curso Profissional de Design de Moda, até ao 12ºano de escolaridade. Por opção pessoal e dado ao facto de as saídas profissionais na moda serem muito difíceis na data, a minha escolha de formação académica superior foi em Design de Comunicação, tendo ingressado inicialmente nessa licenciatura no ESAD, em 1998/99. No entanto, por necessidades pessoais desde cedo aos 19 anos ingressei no mundo laboral, simultaneamente com os estudos académicos…e em 2000 comecei a trabalhar numa empresa nacional de decoração de interiores e representações muito conceituadas, a Altamira. A partir dessa altura comecei a gostar imenso das experiências no desenvolvimento de projectos e propostas de interiores para clientes. Com essa experiência considerei que seria uma escolha assertiva e sensata mudar a minha formação para o curso de Design de Interiores, também no ESAD. E esta foi a alavanca para o início do meu percurso de experiências profissionais enriquecedoras, desde então até à data de hoje, em empresas nacionais com sucesso no ramo da decoração de interiores e representações de marcas internacionais de design." Que conselho daria a aspirantes a designers de interior? Joana – "O conselho que eu daria a um jovem designer de interior é ter sempre a paixão pela profissão, gostar sempre daquilo que faz e tentar sempre se concentrar no cliente para tentar entender aquilo que ele gosta para criar um espaço que se adeqúe ao mesmo." Cláudia – "Como profissional com 20 anos de experiência, aconselho que consigam obter o máximo de experiências profissionais na área, mesmo em simultâneo com o ensino, para que possam ter um conhecimento mais profundo da área. Esse é o verdadeiro desafio."
0 Comentários
O seu comentário será publicado depois de ser aprovado.
Deixe uma resposta. |
Categorias
Tudo
Arquivo
Outubro 2024
|
Copyright © 2024 MOYO Concept.
Todos direitos reservados |