MOYO DESIGN
BLOG
BLOG
![]() Quando chega a hora de ter de escolher o tipo de iluminação para um espaço, começam as dúvidas. O primeiro passo é analisar o espaço e seu a funcionalidade, as dimensões, o enquadramento com a decoração e o design de interiores, a orientação das janelas, as horas de insolação e o tempo de utilização de cada uma das áreas, e o que se pretende realçar. A melhor iluminação é aquela que se incorpora na arquitetura, e em que a luz natural e artificial se complementam, intensificando os contrastes dos espaços, ou seja, é primordial averiguar a orientação e a quantidade de luz natural que este recebe do exterior. Depois de feito todo este estudo, escolhem-se os candeeiros mais apropriados, sejam candeeiros de suspensão ou candeeiros de mesa assim como as lâmpadas que melhor se ajustam ao espaço. Um fator elementar, é saber como a luz deve ser distribuída no espaço: Difusa - Ilumina o ambiente de um modo uniforme. Pontual - direcionada para um ponto concreto. Por exemplo: Numa sala de jantar, deve ter-se iluminação difusa em todo o espaço, e um ponto direcionado para a mesa de jantar. Em ambientes de trabalho, deve evitar-se ter o ponto de luz totalmente aparente, principalmente no caso de luz fluorescente, que causa ofuscamento da visão. No entanto, ainda temos outro fator muito importante! De que adianta ter o candeeiro certo e a melhor lâmpada, se a quantidade de luz estiver errada? Ambientes pouco iluminados acabam por prejudicar a funcionalidade do espaço porém, luz em demasia causa uma sensação desconfortável. De acordo com as normas da ABNT, a iluminância residencial deverá ser:
Uma outra dica importante é analisar o IRC, que é o Índice de Reprodução de Cor, ou seja a cor da luz, que é um fator determinante no tipo de ambiente desejado.
Quando se opta pelo tipo de luz, não só se deverá valorizar o seu rendimento e consumo, mas também que a sua cor se adapte às atividades específicas de cada ambiente. Para obter ambientes mais tranquilos (sala, quarto ou zona de refeições) recomenda-se uma luz amarelada, como a das lâmpadas incandescentes, que permitem diferenciar os vários contrastes em cores distintas. A luz branca e fria, é a mais parecida com a luz natural e é a melhor opção para a iluminação geral ou pontos de luz de iluminação ascendente e descendente, pois reproduz tons e cores com grande precisão.
0 Comments
Your comment will be posted after it is approved.
Leave a Reply. |
Arquivo
November 2023
|
Copyright © 2023 MOYO Concept.
Todos direitos reservados |